Advogado São Paulo Brasil

4 regras simples para evitar fraudes e golpes

Jean Paul Getty


Como evitar fraudes - Jean Paul Getty1) Ninguém deve esperar receber alguma coisa em troca de nada. Os dentes do cavalo dado devem sempre ser analisados com uma atenção minuciosa. Há sempre alguma coisa pouco soante ou pouco saborosa numa oferta de negócio que prometa lucros imensos da noite para o dia. Da mesma maneira, embora toda a gente adore uma pechincha, elas não são o que aparentam. Antes de comprar, fazer um empréstimo ou de investir, investigue até ao fim.

2) Faça negócios apenas com particulares ou empresas estabelecidas e com boa reputação.

3) Não assine nenhum contrato, acordo ou documento sem o ter lido cuidadosamente e ter a certeza que percebe tudo o que lá está. Se tem a mais pequena dúvida sobre o documento que vai assinar e o que ele implica, consulte um advogado. Assim poderá poupar arrelias e muito dinheiro.

4) Por último, e talvez o mais importante, seja você próprio escrupulosamente honesto. Costuma-se dizer que é impossível enganar um homem sério, seja com que vigarice for, e que invariavelmente o vigarista invoca os instintos de roubo, reais ou latentes, das suas vítimas. Isto é nitidamente um exagero, mas é certamente verificável que um homem sério desdenhará qualquer esquema duvidoso, não obstante a dimensão dos lucros prometidos.

Em resumo, uma pessoa séria e honesta e que se dê ao trabalho de examinar todas as propostas feitas em plena luz do dia, não será vítima de vigaristas."

(Livro: Como ser um executivo com êxito, Jean Paul Getty, Ed. Iberonet, S.A., Madrid, 1994, Cap. 10, pág.133).