Advogado Imobiliário
F: 11 3280-1009
 Direito Imobiliário - Real Estate Law  
 Investigação de Risco - Blindagem Patrimonial - Acões Judiciais 

Advogado em Santos - Imobiliário


Análise de riscos de compra e venda


Há mais de 20 anos a Carrillo Advogados analisa riscos de compra e venda de imóveis, conferindo segurança e transparência aos seus clientes.





O primeiro cuidado, que indicamos a todos os clientes, é formalizar a compra e venda com o pagamento de sinal baixo, em valor que não causará transtornos, caso o negócio não seja concretizado.

Com a assinatura do pré-contrato, nossos advogados terão tempo para analisar todas as informações necessárias para a aquisição segura.


Focamos nas seguintes averiguações:


1) - Fragilidade financeira da incorporadora


O principal risco da aquisição de imóveis na planta é a falta de entrega do bem. Para minorar tal risco, imprescindível a verificação da saúde financeira:

- da incorporadora;
- da construtora;
- do grupo empresarial;
- dos sócios das empresas.


A investigação ampla diminui o risco de aquisição de imóvel na planta.


2) Irregularidade de condomínios

A confirmação da regularidade do condomínio é imprescindível para a transferência da propriedade. A análise de risco confirma se realmente o condomínio pode ser vendido.

 

3) Irregularidade de loteamentos

Importante a verificação da regularidade do loteamento, o que evitará a aquisição de parcelamentos do solo irregular, o que impossibilitará a lavratura da escritura de compra e venda.



4) Dívidas dos vendedores ou dos proprietários anteriores

Necessária a verificação dos proprietários atuais e de quem já foi proprietário.


Para fraudar credores a propriedade é transferida para pessoas sem dívidas por proprietário repleto de dívidas. A compra poderá ser anulada, caso comprovada a fraude.


5) Participação dos vendedores em empresas com dívidas

Dívidas das empresas dos proprietários podem recair sobre o imóvel, o que torna imprescindível confirmar se os vendedores são empresários e se as empresas têm dívidas ou processos ajuizados.

 

6) Irregularidade da matrícula do imóvel

A propriedade só é transferida com o registro da escritura. Se isso não é feito, a propriedade continua em nome dos vendedores. Se estes contraírem dívidas, o imóvel poderá ser penhorado e levado a leilão.

Logo, imprescindível verificar se o imóvel está apto a ser transferido.


7) Validade da venda

Imprescindível a confirmação da validade do negócio, ou seja, confirmar se os vendedores podem realmente vender o bem, sem que o negócio seja questionado posteriormente.

 

8) Processos judiciais em outros Estados

Além de processos movidos no Estado em que está localizado o bem, demandas judicias de outros Estados podem recair sobre o imóvel, o que torna imprescindível a busca mais ampla.



9) Desapropriações

O imóvel pode ser alvo de ação de desapropriação ou de outras medidas que poderão levar a perda do imóvel, o que torna importante a verificação de eventual interesse do Estado sobre o bem.

O proprietário mal-intencionado poderá vender o imóvel que está prestes a ser desapropriado.


10) Ações judiciais - Perda total do capital investido

Além de evitar a perda de tempo, a análise prévia dos riscos tem o objetivo de evitar processos judiciais ou a perda total do capital investido.

Atuamos em todo o Brasil, entre em contato.

 

Leia nossos artigos: